Anonimato, ética e credibilidade na blogosfera e no Twitter: a crítica gastronômica no Alhos, passas & maçãs e no @carapuceiro (2012)

Este artigo busca compreender a crítica de gastronomia anônima atualmente praticada na internet, com base no estudo dos casos do blog Alhos, passas & maçãs e do Twitter @carapuceiro. Antes vistos como diários pessoais ou meios de comunicação entre amigos, hoje os blogs e redes sociais não têm limites – e, quando usados para criticar restaurantes negativamente, sua repercussão atinge fronteiras impensadas, incluindo reações de chefs de cozinha e dos próprios jornalistas. Ao mesmo tempo em que essas ferramentas ampliam as possibilidades de comentários subjetivos elaborados por pessoas comuns, sem necessitar de um diploma de jornalismo, a imprensa perde em credibilidade ao optar por fazer críticas amenas, submetendo-se a convites enviados por assessorias de imprensa e ao “jornalismo cordial”.

> Confira a íntegra do artigo na Revista Ciberlegenda, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s